domingo, 5 de fevereiro de 2012
São Brás é comemorado dia 3 de fevereiro.
O santo é conhecido porque salvou uma criança que havia engasgado com uma espinha de peixe
Neste dia, é lembrada a vida de São Brás, nascido na Armênia, no século III, que foi médico e bispo emSebaste. Como médico, usava os seus conhecimentos para resgatar a saúde, não só do corpo, mastambém da alma, pois se ocupava em evangelizar os pacientes.
No tempo deste santo aconteceu uma forte perseguição religiosa, por isso, como santo bispo, procurouestimular os fiéis à firmeza da fé. Por sua vez, São Brás, que era testemunho de segurança em Deus,retirou-se para um lugar solitário, a fim de continuar governando aquela igreja, porém, ao ser descobertopor soldados, disse: "sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meucorpo seja imolado como hóstia de louvor".
Morreu em 316. Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius. São Brás fugiu parauma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens. Por isso, também é considerado protetor dessesanimais. Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador Agrícola, daCapadócia, e foi torturado com ferros em brasa e decapitado.
O padre Alquermes Valvassori conta que o santo se tornou conhecido por ter retirado, sem instrumentoalgum, uma espinha de peixe da garganta de uma criança, que havia engasgado. "O costume de abençoara garganta no seu dia continua até hoje. Há muitos devotos do santo na cidade, apesar de ainda nãopossuir uma igreja ou capela", diz. Em alguns locais são usadas nas cerimônias comemorativas as velas,que foram utilizadas para benzer a criança.
Padre Alquermes ainda diz que São Brás foi um homem caridoso, corajoso, de oração e pastor das almas,pois cuidava dos fiéis na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho. São Brás foi preso e sofreuchantagens para que renunciasse à fé. Mas, por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida.
Hoje muitas igrejas celebram o dia de São Bras com missa e bênção da garganta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário